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Tem um negócio próprio e aposta no marketing digital?
O Digital Report 2024 de Portugal já está disponível e é de leitura obrigatória para quem procura entender o cenário digital actual.
Por que é que deve ler este relatório? Bem, deixe-me que lhe diga, não precisa! Ou pelo menos, não precisa lê-lo todo...
Eu já fiz esse trabalho todo e resumi em 10 pontos essenciais.
Imagine ter insights valiosos sobre o comportamento online dos portugueses, entender a evolução da utilização da Internet e das redes sociais em Portugal - tudo isso organizado e compilado por inúmeras empresas de renome mundial.
Com dados concretos na ponta dos dedos, pode tomar decisões mais informadas sobre a sua presença online, estratégias de marketing e até mesmo o desenvolvimento de produtos.
E sabe qual é a melhor parte?
O seu negócio ficar à frente das tendências, garantindo o sucesso e a optimização dos seus investimentos.
E sem mais demoras...
10 lições do Digital Report 2024 para negócios em Portugal
1. 86,4% da população portuguesa utiliza a Internet, sendo que 97,3% acedem através do telemóvel
A esmagadora maioria dos portugueses está online e a maioria deles usa o telemóvel para navegar na Internet.
Se ainda não tem site - é como se o seu negócio não existisse.
Se o seu negócio ainda não está optimizado para dispositivos móveis, é hora de mudar isso.
2. Portugueses passam 7h30m por dia na Internet, com 2h53m em TV e serviços de streaming e 2h23m em redes sociais
Com tanto tempo passado online, já fica a saber que o seu negócio tem de estar presente nestes canais.
3. 82,3% dos portugueses utilizam a internet para procurar informações; 69,9% para se actualizarem sobre notícias e eventos; e 69,8% para pesquisarem como se fazem coisas
Os portugueses estão constantemente à procura de informações e conhecimento. Considere criar conteúdo educativo relacionado aos seus serviços ou produtos para atrair e envolver o seu público-alvo.
Demonstrar conhecimento e autoridade no seu sector também ajuda a construir confiança e lealdade entre os seus clientes.
4. 94,5% dos portugueses utilizam o Google
Garanta que o seu negócio está presente no Google para ser facilmente encontrado pelos seus potenciais clientes quando procuram por produtos ou serviços como os seus.
A presença online continua a ser extremamente relevante, com 64.4% dos portugueses a admitirem que pesquisam acerca de uma marca antes de comprar e com 56% dos portugueses que confessaram terem visitado um site de um negócio nos últimos 30 dias.
5. Whatsapp é a rede social mais usada (90,3%), seguida por Instagram (85,2%) e Facebook (82,8%)
O Whatsapp não é apenas para comunicação pessoal; também é uma ferramenta para empresas.
Use o Whatsapp Business para se comunicar com os seus clientes de forma mais eficiente e personalizada, proporcionando um serviço mais rápido e conveniente.
6. Publicidade no Youtube atinge 72.6% da população portuguesa, ficando à frente do Facebook (67%) e do Instagram (56.7%)
Se tem oportunidade e conteúdo em vídeo para gerar uma promoção paga no Youtube, arrisque.
Aproveite estas plataformas para alcançar um público mais amplo e aumentar a visibilidade do seu negócio.
7. Entrega grátis (71,7%) e cupões/descontos (50,3%) são os principais motivadores de compra online
Oferecer benefícios como entrega grátis e descontos é uma estratégia eficaz para assegurar compras no seu negócio online.
Considere, ainda, as seguintes estratégias: entrega no dia seguinte (com 36.2% dos portugueses a apreciarem este método) e uma política de devolução fácil (com 36% da população a apreciar a facilidade de trocas).
8. Principais formas de descoberta de novas marcas: motores de busca (39,6%), passa-palavra (35,6%), publicidade na TV (35%) e publicidade nas redes sociais (34%)
Certifique-se de que a sua marca está presente em todas estas formas de descoberta.
Tenha uma forte presença online e incentive o boca-a-boca entre os clientes satisfeitos.
Pode dar um desconto por cada recomendação (marketing de afiliados), oferecer algo ao cliente na sua semana de aniversário ou, ainda mais importante, tenha um atendimento ao cliente excepcional.
9. Apenas 6,2% dos portugueses se sentem representados na publicidade; uma diminuição de 7,5% em relação ao ano anterior
A diversidade e a inclusão são cada vez mais importantes para os consumidores. Certifique-se de que a sua publicidade representa as dores e experiências do seu público-alvo para que os seus clientes se sintam representados e valorizados pela sua marca.
10. A aplicação MB WAY foi a 4ª aplicação móvel mais descarregada em Portugal em 2023
Se o seu negócio online ainda não aceita MB WAY como forma de pagamento, pode estar a perder clientes.
Por fim, se ficou interessad@ em explorar mais profundamente os dados e insights do Digital Data Report 2024, pode aceder abaixo ao relatório completo. Descubra informações detalhadas e insights exclusivos que podem transformar a maneira como vê o cenário digital em Portugal.
O Digital Data Reportal é uma valiosa fonte de informações que oferece uma visão abrangente do panorama digital no mundo, e em Portugal desde 2017. Desenvolvido por uma equipa liderada por Simon Kemp e a equipa da Kepios e em colaboração com parceiros de renome, como a We Are Social e a Meltwater, este relatório é uma ferramenta indispensável para indivíduos e organizações que procuram entender melhor o comportamento online da população.
Ao reunir dados detalhados e insights especializados de fontes de confiança, como GWI, Statista, GSMA Intelligence e muitas outras, o Digital Data Report proporciona uma análise aprofundada de diversos aspectos do ambiente digital, desde o uso da Internet até as preferências de consumo online. Assim, oferece uma visão clara das tendências emergentes, padrões de comportamento e oportunidades de negócios num cenário digital em constante evolução.
Este relatório é uma ferramenta essencial para empresas, profissionais de marketing, académicos e quaisquer outros responsáveis de tomada de decisão, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas e estratégicas nos seus respectivos campos de actuação.
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