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Demasiadas empresas tratam o marketing como se fosse o totoloto: às vezes, conseguem resultados mas, muitas vezes, sentem que estão a atirar dinheiro pela janela por uma coisa que não compreendem...
Ter um negócio local é um desafio! Além de ter de gerir todo o dia-a-dia da loja, ainda tem que pensar em estratégias para atrair clientes e aumentar as vendas. O marketing digital tornou-se uma ferramenta essencial para alcançar este objectivo, mas como saber se está a funcionar?
Bem... Para grande parte das empresas a resposta simples a essa pergunta é: se está a trazer potenciais clientes e a gerar vendas - então está a funcionar...
Se não estiver a gerar vendas nem a trazer potenciais clientes, então não está a funcionar...
Um bom marketing não significa torrar dinheiro, um bom marketing é um investimento e deve transformar esse investimento em vendas reais.
Neste artigo, vou explicar como um gerente de um negócio local pode avaliar a eficácia da sua estratégia de marketing digital e determinar a diferença entre os seus esforços ou investimentos e as suas vendas.
Tópicos neste artigo:
- Benefícios do marketing digital para o comércio local
- Compreender o funil de vendas
- Como saber se o seu marketing digital está a funcionar?
Benefícios do marketing digital para o comércio local
O mundo está cada vez mais online. As pessoas pesquisam por produtos e serviços na Internet, comparam preços e conseguem realizar compras com apenas alguns cliques. Se o seu comércio local não estiver presente no mundo digital, está a perder uma grande oportunidade de alcançar novos clientes e aumentar as suas vendas.
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Uma estratégia de marketing digital bem planeada é a chave para o sucesso. Através de acções como a criação de um website, redes sociais, anúncios online e campanhas de email marketing, pode aumentar a visibilidade do seu negócio, alcançar um público mais amplo e mais segmentado, promover os seus produtos ou serviços de forma acessível e gerar mais vendas - tal como explico no meu artigo "5 estratégias de Marketing Digital para superar a concorrência!".
Compreender o funil de vendas
O funil de vendas é como uma viagem que os clientes fazem antes de lhe comprarem um produto ou serviço.
Começa com a fase em que muitas pessoas têm conhecimento do que a sua empresa oferece, mas ainda não estão muito interessadas (topo do funil).
Conforme avançam nessa viagem e têm vários pontos de contacto com a sua empresa com os seus materiais de marketing, vão ficando mais interessadas e envolvidas (meio do funil), até chegarem ao ponto de tomarem a decisão de compra (fundo do funil).
Algumas pessoas desistem ao longo do caminho e isto pode acontecer por várias razões, seja por falta de interesse, problemas financeiros ou, simplesmente, porque não é o momento certo para comprarem…
Identificar o motivo pelo qual perdeu clientes ao longo do funil irá, sem dúvida, ajudar a ajustar as suas estratégias de marketing e de vendas para atender melhor às necessidades e preocupações dos clientes e remover (ou não) qualquer fricção que os impeça de realizarem uma compra. Mas não se preocupe...
Enquanto que é importante estar a acompanhar e nutrir os potenciais clientes que vão ficando nas diferentes fases do funil, o foco principal deve ser, sempre, converter aqueles que avançam até ao final e tornam-se clientes.
Concentre os seus esforços em agregar valor, esclarecer dúvidas e remover obstáculos para os potenciais clientes (leads) que estão mais próximos da decisão de compra.
Assim, o funil de vendas é um processo que nos permite acompanhar e orientar os clientes na sua jornada de compra, desde o primeiro contacto até a conversão, garantindo que ofereçamos as informações e o apoio necessários a cada etapa do caminho.
Como saber se o seu marketing digital está a funcionar?
1. Defina objectivos
A maior parte dos negócios vão dizer que o objectivo é, "claro, fazer dinheiro"...
Primeiro que tudo: todo o esforço de marketing tem como propósito gerar lucro, seja por que caminho for!
Segundo: há empresas que podem ter outros objectivos, seja por que razão for... Até podem ter um funil de vendas fluido e ambicionem, agora, ocupar a maior quota de mercado nacional (por exemplo).
Imagine que a grande meta é fazer dinheiro. Mas para alcançar essa meta, é preciso dividir em passos menores e alcançáveis - os objectivos. Concentrar-se em cada interação com o cliente e ir conquistando-o aos poucos, torna o caminho mais claro e alcançável.
Entenda, a meta final será sempre fazer o seu negócio crescer e prosperar.
Mas para chegar lá, é como construir um prédio: precisamos de um alicerce sólido. Definir objectivos menores e alcançáveis é como colocar tijolos um a um.
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Cada interação com o cliente é como adicionar mais um tijolo, construindo uma base sólida para o sucesso. Só assim conseguimos tornar o caminho mais claro e viável, rumo ao crescimento sustentável do seu negócio.
Assim sendo:
O primeiro passo é definir os seus objectivos: o que pretende alcançar com o marketing digital?
- Aumentar o número de visitantes em loja?
- Aumentar o número de seguidores nas redes sociais?
- Gerar mais tráfego para o seu site?
- Melhorar o reconhecimento da sua marca na comunidade?
Uma dica que aconselho, e que eu própria sigo, é criar objectivos SMART, ou seja objectivos bem específicos, que se possam medir, realistas, importantes para o resultado que quer e com um prazo!
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Exemplos de objectivos SMART para comércio local poderão ser:
- Aumentar o número de seguidores nas redes sociais em 15% em 3 meses, através da criação de conteúdo relevante.
- Aumentar as vendas online em 5% no próximo semestre, através de campanhas pagas nos motores de busca.
- Aumentar o número de avaliações positivas do Google em 10% no próximo ano, através de incentivos via newsletter.
2. Monitorize as métricas (KPIs)
Depois de definir os seus objectivos, é importante estabelecer e monitorizar as métricas relevantes para acompanhar o seu progresso e garantir que está no caminho certo para cumprir o seu objectivo para o marketing digital.
Só se pode gerir o que se puder medir. (Peter Drucker)
Estas métricas de monitorização, também conhecidas por KPIs (Key Performance Indicators), são ferramentas de gestão para medir o desempenho e o sucesso do seu negócio relativamente ao objectivo que estabeleceu.
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Eis algumas métricas importantes a considerar para o seu comércio local (não esquecendo que tudo depende dos seus objectivos):
1. Número de visitas ao site
- O que mede: Quantas pessoas visitaram o seu site num determinado período.
- Importância: Indica o interesse do público no seu negócio e a eficácia das suas estratégias de marketing digital.
- Como monitorizar: Pode utilizar ferramentas gratuitas como o Google Analytics.
2. Número de seguidores nas redes sociais
- O que mede: Quantas pessoas seguem o seu negócio nas redes sociais.
- Importância: Indica o alcance da sua marca e a sua capacidade de se conectar com o público.
- Como monitorizar: Verifique o número de seguidores em cada plataforma que utilizar, para Facebook e Instagram poderá utilizar o Meta Business Suite.
3. Taxa de cliques (CTR - Click-through-rate)
- O que mede: A percentagem de pessoas que clicaram em um anúncio ou link.
- Importância: Indica a atractividade do seu conteúdo e a eficácia das suas campanhas de marketing, ou seja, a relação entre as pessoas que viram o seu anúncio e as pessoas que efectivamente clicaram nele.
- Como monitorizar: Divida o número de cliques pelo número de visualizações (ou impressões) e multiplique por 100.
(Nº Clicks / Nº Impressões) x 100
4. Taxa de conversão
- O que mede: A percentagem de visitantes do seu site que realizaram uma acção desejada por si, como comprar um produto ou subscrever à sua newsletter (conversões).
- Importância: Demonstra se o seu site é eficaz a gerar potenciais clientes e vendas.
- Como monitorizar: Divida o número de conversões pelo número de visitantes e multiplique por 100.
(Nº Conversões / Nº Visitantes) x 100
5. Retorno sobre o investimento (ROI - Return-on-investiment)
- O que mede: O lucro que obtém com o investimento que fez em marketing.
- Importância: Esta métrica, como dito acima, revela se o seu investimento em marketing está a trazer lucro ao seu negócio.
- Como monitorizar: Subtraia a receita que gerou do investimento que fez em marketing e divida pelo investimento. Multiplique por 100 para obter a percentagem.
[(Receita - Investimento) / Investimento] x 100
Outras métricas relevantes
- Engajamento nas redes sociais - Número de likes, comentários, partilhas e outras interacções com o seu conteúdo.
- Tráfego orgânico - Número de visitas ao seu site provenientes de fontes não-pagas, como pesquisas em motores de busca, cliques no seu link das redes sociais, etc.
- Custo por lead (CPL) - Quanto gasta para adquirir um novo cliente potencial. Divida o investimento que fez em marketing pelo número de leads.
- Tempo médio de permanência no site - Quanto tempo as pessoas passaram a visitar e navegar no seu site.
- Taxa de rejeição - Percentagem de visitantes que abandonaram o seu site após ver apenas uma página.
3. Analisar os resultados
Compare os seus objectivos com as métricas que estabeleceu.
Esta fase está intimamente ligada com a monitorização das métricas que mencionei acima e é o que realmente permite entender o que está a funcionar e o que não está e, ainda, tomar decisões estratégicas para optimizar as suas acções.
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Através da análise dos resultados, pode:
- Identificar os pontos fortes e fracos das suas campanhas de marketing;
- Compreender o comportamento do seu público;
- Descobrir quais os canais de comunicação que são mais eficazes para o seu negócio;
- Ajustar as suas estratégias para alcançar os seus objectivos.
Procure por tendências e padrões nos dados que obteve.
Compare os seus resultados com os seus objetivos e identifique as áreas em que precisa melhorar.
Pode utilizar ferramentas de análise como o Google Analytics ou o Meta Business Suite para obter dados detalhados sobre a eficácia do seu conteúdo e o comportamento do seu público.
3.1. Relatórios externos e comunicação
Se contratou alguém para gerir as suas redes sociais, campanhas pagas ou o seu site analise os relatórios que estes lhe enviam.
Estes relatórios devem incluir as métricas relevantes, bem como uma análise dos resultados e sugestões de melhorias.
É importante, ainda, manter uma comunicação aberta e regular com a pessoa que gere a sua presença online. Discuta, de forma transparente, os seus objectivos, as suas expectativas e os resultados das campanhas, pois é do interesse de ambos (o sucesso do profissional de marketing, depende do seu sucesso).
Dicas adicionais
- Peça feedback directamente aos seus clientes com um inquérito de satisfação após a compra.
- Participe em eventos da comunidade onde o seu público-alvo esteja presente.
- Crie parcerias locais onde ambos beneficiem das referências de clientes e/ou das vendas de produtos em conjunto.
4. Ajustar a estratégia
Após analisar os resultados das suas campanhas de marketing, é hora de ajustar a sua estratégia para optimizar o seu desempenho e alcançar os seus objectivos.
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Por exemplo, para aumentar visitantes e vendas presenciais, uma loja de vestuário física pode analisar dados sobre os seus produtos mais populares, quais os canais de comunicação que geram mais tráfego à loja e o perfil dos seus clientes. Com isso, poderá destacar produtos de sucesso na montra, focar-se ou investir em canais de comunicação que comprovam a visita de clientes à loja e criar campanhas direccionadas ao seu público-alvo.
Dependendo dos seus objectivos, eis alguns ajustes que pode tomar para melhorar a sua estratégia:
- Conteúdo e SEO - Pode criar artigos úteis direccionados ao seu público e pesquisar e implementar palavras-chave relevantes para o seu negócio no seu site;
- Redes sociais - Publique conteúdo relevante como fotos e vídeos e interaja com os seus seguidores;
- Publicidade - Poderá criar anúncios pagos direccionados à sua zona, quer nas redes sociais como nos motores de busca;
- E-mail marketing - Comece ou reforce uma lista de e-mails dos seus clientes e utilize os e-mails para comunicar ao seu público sobre novidades, eventos ou promoções.
Dicas adicionais
- Ofereça Wi-Fi gratuito na sua loja e facilite o login na rede em troca do contacto de e-mail.
- Crie um programa de fidelização de clientes.
- Faça uma promoção exclusiva para os seus seguidores nas redes sociais.
Em suma...
O marketing digital é uma alavanca para o seu negócio local. Ao definir objectivos claros, monitorar as métricas mais relevantes, analisar os resultados e fazer ajustes à sua estratégia, pode garantir que está a obter o máximo de retorno do seu investimento.
Lembre-se que:
O marketing é um processo contínuo. É importante monitorar os resultados e fazer ajustes regularmente.
A comunicação é fundamental. Mantenha uma comunicação aberta e regular com a pessoa que gere a sua presença online.
O marketing digital pode ser uma ferramenta poderosa para o seu negócio. Com a estratégia certa, pode alcançar os seus objectivos e aumentar as suas vendas físicas ou online.
Espero que este artigo lhe seja muito útil!
Se tiver alguma dúvida, não sinta problemas em entrar em contacto ou em deixar um comentário abaixo.
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