Polémica na Boho Chic: O que fazer quando a crise bate à porta?
A semana passada, a loja Boho Chic foi envolvida numa polémica nas redes sociais após uma resposta insultuosa, via email, a uma candidatura de emprego. A resposta incluiu comentários ofensivos que rapidamente viralizaram. A situação escalou quando a empresa decidiu apagar comentários negativos e bloquear estas pessoas nas redes sociais, o que só agravou a crise. Mais tarde, a Boho Chic emitiu um comunicado, mas houve alguns aspectos que poderiam ser melhorados.
Como lidar com uma crise de comunicação
1. Reconheça o problema imediatamente.
- Ao aperceber-se de uma crise nas redes sociais, é crucial reconhecer o problema, mesmo que não tenha ainda todos os detalhes.
- Emitir uma declaração simples afirmando a consciência da situação e o compromisso em resolvê-la rapidamente é fundamental.
2. Faça parte da conversa.
- Responda na plataforma onde a crise surgiu e onde está a ser partilhada - é aí que a sua audiência está mais activa.
- O X (antigo Twitter) é um canal importante durante crises, pois tende a ser a primeira fonte de notícias para muitos e é um canal eficaz para responder.
3. Seguidores e comunidade nas redes sociais.
- Evite banir ou bloquear comentários, a menos que seja absolutamente necessário. É fácil ler e apagar mas há duas razões muito importantes para não o fazer: o seu direito a resposta e evitar que a sua empresa perca credibilidade.
- Leve conversas acesas ou desafiadoras para as mensagens privadas, comunicando primeiro num comentário de que foi enviada uma PM.
- Pare todos os posts que tenha programados imediatamente, para evitar parecer insensível ou "surdo".
4. Estratégias de desculpas.
- Não delegue a culpa, assuma a responsabilidade pelas acções dos seus colaboradores, quer sejam internos ou externos.
- Não tenha medo de pedir desculpas e de mostrar empatia.
- Adapte a sua linguagem ao tom da plataforma e evite formalidades excessivas.
- Personalize o seu comunicado para demonstrar compreensão pela situação dos indivíduos afectados, sempre mantendo a sinceridade.
- Ofereça uma solução, seja transparente sobre as medidas que vai tomar. A transparência constrói confiança e melhora a imagem da sua marca.
5. Evite problemas e armadilhas.
- Mantenha a calma quando se deparar com discussões acesas, opte por uma mensagem privada ou por uma interacção offline.
- Lembre-se que vai ficar tudo registado, escolha as suas palavras cuidadosamente.
- Mantenha a consistência com os valores e propósitos da sua empresa e evite desvios que possam comprometer a sua imagem e a do seu negócio.
Analisando de forma mais completa a resposta da Boho Chic, a empresa fez algumas coisas bem, mas também cometeu erros que poderiam ter sido evitados.
💡 Dica extra: Estabeleça um plano de gestão de crise antes que algo aconteça. Isto pode incluir a definição de um porta-voz, como comunicar informações e quais os canais a usar.
Disclaimer: Esta análise é puramente educativa e baseada em observações de boas práticas de gestão de crise em comunicação e marketing. As opiniões expressas não representam o ponto de vista oficial de nenhuma parte envolvida, incluindo a autora. Não tenho qualquer relação directa com nenhuma das partes mencionadas e envolvidas. Este conteúdo tem como objectivo fornecer orientações gerais sobre como lidar com crises de comunicação.
Sem comentários:
Enviar um comentário